Quadro Teórico RefugeesIN

O Projeto RefugeesIN promove a inclusão social através dos média, em particular através do uso de filmes e documentários que contêm possíveis exemplos a seguir (role-models). Inclusão social é definida como o processo de melhorar a participação na sociedade de indivíduos e grupos, Isto é,  melhorar a capacidade, oportunidade e dignidade daqueles que se encontram em desvantagen por causa da sua identidade (Manual RefugeesIN pp. 16). Tal tende a ser medido através da pobreza e condições de vida, acesso ao trabalho e à educação (EUROSTAT, 2015). Segundo Heckmann (2001), a inclusão social é um construto multidimensional constituído por quatro dimensões: estrutural, cultural, socil e pessoal. Estas dimensões serviram como fatores determinantes para decidir se um ex-refugiado seria um bom candidato para ser role-model no RefugeesIN.

De acordo com Price-Mitchell (2010) um role-model é alguém cujo comportamento, exemplo, e sucesso são ou podem inspirar a ser copiados por terceiros, em particular os mais jovens. A autora descreve cinco qualidades dos role-models: paixão e capacidade de inspirar, conjunto claro de valores, compromisso para com a comunidade, altruísmo e aceitação dos outros e capacidade de ultrapassar obstáculos. Estas características, em alguma medida, tiveram de ser reveladas pelos entrevistados para serem considerados candidatos adequados para o projeto RefugeesIN. Afinal eles iriam servir como role-models para os recém-chegados e, portanto, servirem como inspiração e auxílio no caminho para a inclusão socal nos seus resptivos países de acolhimento.

RefugeesIN recorre às teorias de Aprendizagem Social de Bandura (1977) e de Aprendizagem Transformadora de Mezirow (1991), de forma a favorecer a identificação de refugiados com outros e desta forma acreditarem que também vão ser capazes de sucesso no sau caminho para a inclusão social ou chegar mesmo mais longe.

 Finalmente,  RefugeesIN é também uma via de divulgação, junto da população em geral, de histórias inspiradoras de inclusão social de refugiados. Desta forma alarga-se a tomada de consciência, ajuda-se  a desconstruir  preconceitos, ao mesmo tempo que se potencia o desenvolvimento de estratégias no apoio aos refugiados nos seus caminhos para a inclusão social.

Referências:

  • Bandura, A. (1977). Social learning theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
  • EUROSTAT (2015). Sustainable development in the European Union: 2015 monitoring report of the EU Sustainable Development Strategy. Luxembourg: Publications Office of the European Union.
  • Heckmann, F. (2001). From ethnic nation to universalistic immigrant integration: Germany. In F. Heckmann & D. Schnapper (Eds.), The integration of immigrants in European societies: National differences and trends of convergence (pp. 45-78). Stuttgart: Lucius & Lucius.
  • Mezirow, J. (1991). Transformative dimensions of adult learning. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
  • Price-Mitchell, M. (2010). Civic learning at the edge: Transformative stories of highly engaged youth. Doctoral Dissertation, Fielding Graduate University, Santa Barbara, CA.
  • RefugeesIN (2017). RefugeesIN Manual.

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