Concelho Grego para os Refugiados

Fundado em 1989, o Conselho Grego para os Refugiados (GCR) é a maior e mais antiga ONG na Grécia dedicada exclusivamente a questões ligadas à proteção internacional. Com a missão de promover os direitos de requerentes de asilo e refugiados, providenciando serviços legais e sociais, e através de ativismo, GCR apoiou mais de 80.000 requerentes de asilo e refugiados. A nossa organização prioriza a identificação e auxilio dos casos mais urgentes dentre requerentes de asilo, como por exemplo vítimas de violência racista / tráfico / tortura, UAMs, etc. e tem a sua sede em Atenas e filiais em Thessaloniki, Ioannina, e Lesvos. Para além disso, GCR está presente em Samos, Kos, Leros, e Rhodes, e realiza missões no terreno em campos por todo o país, especialmente nos próximos de zonas fronteiriças de modo a identificar casos particularmente vulneráveis e lhes dar apoio, mas também para monitorizar os processos e condições de asilo e de receção.

GCR é uma associação reconhecida como caridade especial encontrando-se incluída nos Registos de Ministérios competentes, tem um Estatuto Consultativo no Conselho Social e Económico (ECOSOC) das NU desde 2001 e é um parceiro operacional do Alto Comissariado para Refugiados das NU (UNHCR). GCR também é membro do Comité Executivo para o Conselho Europeu de Refugiados e Exilados (ECRE) desde 1991, membro do Programa de Crianças Deslocadas na Europa (SCEP), finalmente também participa no Comité Nacional para os Direitos Humanos (EEDA) desde 1999 e em 2005 foi condecorado pelo Presidente da Républica Helénica, Sr. Karolos Papoulias,  como um "Como uma Ilha de Ação Coletiva de Qualidade" pela sua contribuição na criação de trabalho social, voluntário e inovador, de qualidade no seu país.

Contacto do Projeto
Constantinos Mourteza
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Web
www.gcr.gr

erasmusProjecto financiado com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida neste sítio vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.