Curso
Oportunidade de aprendizagem inovadora para empoderar, desenvolver e aprofundar competências de educadores de adultos e outros profissionais, de forma a melhor conseguirem satisfazer necessidades de refugiados/requerentes de asilo, oriundos de diferentes países, transmitir valores fundamentais comuns, prevenir e combater racismo e intolerância, e promover a inclusão social.
Os participantes irão ter uma experiência de aprendizagem emocionante, num ambiente multicultural (educadores de adultos, outros profissionais que trabalham com refugiados, especialistas, e ex-refugiados) enquadrado por um processo criativo, que lhes permite aprender fazendo, e com recurso a uma metodologia mediada pelo cinema. Irão criar os seus próprios recursos didáticos (documentários), adaptados às necessidades dos refugiados, no seu percurso para a inclusão social. Com a orientação de cineastas e técnicos de cinema experientes, terão a oportunidade única de investigar, escrever, realizar, produzir, e dirigir os seus próprios documentários, em colaboração com ex-refugiados.
Este curso é composto pelos 6 módulos seguintes:
- Módulo 1: Introdução ao Curso RefugeesIN
- Módulo 2: Inclusão Social na UE: crises, medidas políticas, modelos, e conquistas
- Módulo 3: Histórias de vida real: narrativas autobiográficas e entrevistas aprofundadas
- Módulo 4: Cinema para a Inclusão Social (visionamento e debate de longas-metragens selecionadas no RefugeesIN)
- Módulo 5: Cinema documental
- Unidade 1: O documentário como expressão cinematográfica
- Unidade 2: Escrita de argumento
- Unidade 3: Realização
- Unidade 4: Produção
- Unidade 5: Equipamento técnico
- Unidade 6: Edição
- Módulo 6: Workshop de Cinema (produção, em grupo, de dois documentários).
O Projeto pretende dar uma contribuição valiosa e inscreve-se num esforço colectivo para estimular o pensamento crítico, aumentar o nível de competência digital, e investigar para um maior entendimento e responsividade à diversidade social, étnica, linguística e cultural, que são partes essenciais da resposta à crise actual e ao desenvolvimento da resistência a todas as formas de discriminação e indocrinação.